quinta-feira, 18 de julho de 2019

FALANDO SOBRE MITOSE

Olá pessoal, tudo bem? 


   Hoje estaremos abordando um pouco a respeito da divisão celular MITOSE.  



   Mitose é um tipo de divisão celular que ocorre em células diploides e também haploides. Sabendo que uma célula-mãe se divide para gerar duas novas células ( células filhas) que são geneticamente idênticas a ela, sendo um processo equacional.  Nesse contexto, essa é a parte da divisão em que o DNA do núcleo das células é dividido em dois conjuntos iguais de cromossomos. Esse processo é responsável pela maioria das divisões celulares que ocorrem em nosso organismo, tendo como principal objetivo a renovação e a substituição das células (sendo velhas ou danificadas). O mesmo está relacionado com doenças, como o câncer -  uma das doenças que mais mata atualmente no mundo, pois há proliferação de células em excesso. 

 Para ocorrer futuramente a divisão celular, é essencial que a célula passe pela Interfase -  o período de crescimento. Este citado anteriormente é o maior processo do ciclo celular. O mesmo é subdividido em três períodos: 
G1: momento de intervalo da célula em que não se encontra dividindo. Entretanto, esta não está parada, visto que permanece fazendo suas funções vitais no organismo, aumentando de tamanho, sintetizando RNA e proteínas passando pelo checkpoint (edição da célula). O checkpoint consiste na atuação de determinadas enzimas  que verificam se a célula está estável para a divisão futura. 
S: (síntese de DNA) Ocorre a duplicação do DNA com o objetivo de passar para as células filhas futuramente, além disso há a produção de histonas (proteínas que  exercerão a função de condensar a cromatina futuramente) e a duplicação dos centríolos. 
 G2: O intervalo entre a fase S e a mitose, em que na célula há maior produção de ATP (energia), continuação do crescimento e produção de proteínas, onde passa por um novo checkpoint para decidir definitivamente se poderá entrar em mitose.  

    O processo mitótico é subdividido em quatro fases, que estão citadas abaixo: 

Prófase: A palavra deriva do grego e significa primeira fase. Essa fase é onde ocorre o início da condensação da cromatina nos cromossomos, desaparecimento da carioteca, redução da produção de proteínas (em consequência o nucléolo desaparece) e a duplicação dos centríolos, onde os mesmos começam a migrar para lados opostos. Além disso, há o aparecimento de fibras do fuso (estruturas formadas por proteínas).A partir do momento em que as fibras do fuso se fixam no centrômero do cromossomo o local é chamado de Cinetócoro e assim é possível movimentar o cromossomo. É considerada a fase mais longa da mitose. 

   Alguns estudiosos consideram que há uma fase intermediária entre a prófase e a metáfase, chamada de prometafase . Nesse caso, alguns acontecimentos da prófase, como a ruptura da carioteca, fariam parte dessa fase.  

Metáfase: A palavra significa segunda fase. Os centrossomos estão totalmente em lados opostos, ou seja, nos polos da célula e há o aparecimento de fibras do lado oposto das fibras do fuso, tais fibras são chamadas de áster que vem do grego e significa estrela, por isso essa divisão pode ser chamada de divisão celular astral(isso ocorre apenas na célula animal). Nessa fase os cromossomos estão em nível máximo de condensação, os mesmos estão localizados no centro da célula formando a placa metafasica ou placa equatorial (estrutura em que os cromossomos estão um abaixo do outro) e a duplicação do centrômero para ser mais fácil a separação das cromátides-irmãs na próxima fase.                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                              
Anáfase: (fase de separação) Nesse processo acontecerá a separação das cromátides-irmãs que passam a ser chamadas  de cromossomos filhos. Nisso são gerados 8 cromossomos e a metade é puxada para cada lado.     

Telófase: (fase final) Os cromossomos chegam aos polos e começam a se desenrolar adquirindo novo aspecto de filamento de cromatina. Forma-se dois novos núcleos (cariocinese), surgimento do nucléolo, produção de ribossomos, desaparecimento das fibras do fuso.    
    Após a última fase citada ocorre o processo de citocinese, que é a divisão do citoplasma para separar as células produzidas. Ela tanto pode começar na anáfase quanto na telófase, isso depende da célula. Nos animais ocorre de fora para dentro sendo assim chamada de centrípeta e nas plantas de dentro para fora – centrífuga.                                                                                                       
  Ao final foram geradas duas novas células idênticas cada uma ficará com um centrossomo e um par de centríolos. 

VEJA A ESQUEMATIZAÇÃO DO PROCESSO:


ESPERAMOS QUE TENHA COMPREENDIDO!!! QUALQUER DÚVIDA DEIXE NOS COMENTÁRIOS QUE RESPONDEREMOS ASSIM QUE POSSÍVEL.

Raiane de Oliveira e Aline Fernanda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pelo comentário!!!